domingo, janeiro 15, 2012


ELZA SOARES AINDA CANTA, E MUITO!


Ontem, 14 de janeiro de 2012, assisti ao novo show de Elza Soares no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O prazer já seria imenso só por estar dentro de espaço desenhado pelo nosso super arquiteto, Oscar Niemeyer, mas foi maior. Superou todas as minhas expectativas e - acredito! - de todos que ali estiveram. Porque dentro dele estava a nossa velha e boa Elza - vamos dizer assim - justificando o porquê de ela ter sido escolhida, no ano 2000, pela BBC de Londres, como a "Cantora do Milênio".
Tudo se encaixou perfeitamente. Lá estava ela, sentada - por causa de cirurgia na coluna que fez recentemente -, mas inteira no alto de seus recém completados 80 anos, e com uma potência vocal, afinação e repertório de fazer inveja a qualquer cantora iniciante de agora, seja daqui ou de exterior. Acompanhada por mais três músicos, um trio (quarteto, contando com ela) jazzístico da pesada diga-se de passagem, formado por Rômulo Pinto, nos teclados, Elcio da Costa, no baixo, João Melo, na bateria, e mais o incrível DJ, Ricardo Muralha, ela tanto botou a boca no microfone como fora dele. Os músicos estavam preparadíssimos para seguir os malabarismos vocais e estilos musicais que ela apresentou. Como sempre fez, Elza passou do Samba à MPB, do Funk à Bossa Nova, fazendo todos ficarem excitados cantando junto com ela -, como numa sequência de músicas de Jorge Benjor, e também emudecidos, quando, à capela, cantou "Meu Guri", de Chico Buarque, um dos pontos mais fortes da noite, ou "A Carne", de Marcelo Yuka e Seu Jorge. Ela fez com que a emoção tomasse conta de todos que ali estavam assistindo-a, tanto que por mais de uma vez foi aplaudida de pé durante o espetáculo. Após cantar mais duas músicas no bis, ela, os músicos e o DJ se retiraram e o público começou a sair muito calmamente, sem pressa, saboreando cada momento da Elza daquela noite. Uma Elza para ficar na memória para sempre.
Ainda bem que hoje existe o DVD, porque show daquele quilate não pode ficar limitado a meros 800 espectadores. Notei que o espetáculo foi gravado, agora espero que o lancem logo em DVD, pois tem que ser mostrado a mais gente, principalmente a quem se diz cantora aqui no Brasil.
Finalmente, quero só dizer: Viva Elza, Viva Elza, mil vezes Viva!!!!!


Sem comentários: