quinta-feira, maio 21, 2009


NOITE ESPECIAL




João Gilberto Noll, Luiz Ruffato e Ronaldo Cagiano estiveram juntos, esta noite, no Instituto Cultural Itaú, num encontro, para dizer o mínimo, maravilhoso.

Estiveram debatendo, mediados por Flávio Carneiro, sobre "O espaço geográfico ou como falar do enraizamento para além do regionalismo", nos "Encontros de Interrogação" que aquela instituição tem promovido desde 2004.


Os poucos gatos pingados que lá estavam puderam assistir a alguns momentos raros destes três autores. Principalmente do Noll, que parecia tomado - nos momentos finais de sua fala -, pelo espírito da Clarice Lispector quando ela concedeu a última entrevista da sua vida para a TV Cultura. Para lembrar sempre.

Na parte que lhe coube do latifúndio, Cagiano engatou uma primeira e desferiu histórias deliciosas de Brasilia, cidade na qual cumpriu quase 30 anos de sua vida.


E, finalmente, ver o Ruffato falando, principalmente de sua infância em Cataguases, é algo para se ouvir repetidas vezes: poesia pura.

Depois fomos jantar com mais um grupo de amigos (mas sem o Noll) e nos juntamos a mundanidade. Porque ninguém e de ferro!


Sem comentários: