quinta-feira, maio 28, 2009


PROJETO CERRADO GOIANO

Começo a executar um projeto antigo, que é o de construir uma morada no campo, exatamente no Cerrado goiano.

Foram anos e anos de angústia para a decisão ser tomada - difícil deixar São Paulo... Todo recomeço dói. Mas, ainda que só tenha quatro dias de iniciados os trabalhos de preparação para a construção, já começo a ter os olhos salpicados de estrelas e os ouvidos tocados pelos cantos dos pássaros.

Se será bom ou ruim? Só o tempo o dirá. O importante é não esmorecer e deixar as coisas fluirem como numa dança em que os pares já se encontram no salão e os primeiros acordes do piano os chamam para os primeiros movimentos.

O Cerrado é algo incrível de se ver. A vegetação é única, a fauna e a flora exuberantes. Pena que muitos não pensem nele como algo positivo e danem a devastá-lo para plantar, principalmente, soja, como vem acontencendo nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. É uma lástima que só será sentida quando formos um imenso Saara.

Vejo que tenho a missão de preservar meu pedacinho de cerrado custe o que custar. E quem pensar como eu que me ajude. (O Nicolas Behr, grande poeta e ecologista de Brasília, já está.)

PS: A lugar aí da foto é o Jalapão, no Estado de Tocantins. Lugar dos mais impressionantes. Ao olhar para ele, ainda que por foto, não dá vontade de ficar preservando tudo até sempre?

Sem comentários: